Preocupação com obras e manutenção da cidade de Ribeira

Reunidos no dia 29 de junho, os vereadores de Ribeira aprovaram o projeto da diretriz orçamentária para 2018, também discutiram ações de cuidados com ruas, limpeza e prédios públicos. A sessão se iniciou após uma oração feita pelo vereador Sidnei da Guia e a leitura da ata da sessão anterior pelo vereador Savio Dias Batista. Convidado pelo presidente Benildo, o ex-vereador João Alaelson compareceu para comentar sobre o trabalho desenvolvido na Prefeitura. Iniciou contando que a 25 anos trabalha na municipalidade, concursado como motorista, atualmente é encarregado de limpeza e restauração da Vila Ito, não é secretário.

Sobre a recuperação da Vila Ito, comentou que todas as ruas, quadra de esportes, necessitam de reforma e para isso elaborou um programa de recuperação com os recursos obtidos pela administração, terá as seguintes etapas:licitar os materiais, a mão de obra será empreita do município, a passarela do seu inicio ao fim será recuperada. Explicou a liminar sobre o lado superior do Bairro Vila Ito, mencionou sobre um decreto, da gestão anterior, que proibia a construção de moradias, cria-se uma área de interferência emergencial, devido o processo de estabilização do solo. Citou que a Justiça não deu soluções a prefeitura, mas solicitou que fossem retiradas as famílias, explicou que irão arrumar as ruas, a água é proibido até mesmo a medição dos terrenos pelo Instituto de Terras , mas que em breve irão tentar uma liminar para conseguir os documentos dos terrenos. Sugeriu que os vereadores solicitem emenda parlamentar a seus deputados, para ajudar, existe iluminação a ser trocada entre outros e os recursos da municipalidade são para restaurar não para construir, sobre edificação iniciada da UBS, uma obra no valor de um
milhão e oitocentos mil reais. Será completa com equipamentos, também um Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Houve um problema com a empresa que ganhou a licitação, desse modo será feito novamente e atrasará a conclusão. Falou sobre os materiais da Ponte do morador Agenor, esteve em Capão Bonito-SP, e trouxe a madeira para iniciar, também foram compradas as vigas para a ponte de acesso para o morador Aristeu, e que será feito em breve, como também do Bairro Ricardos. Citou que as estradas não são mais sua responsabilidade, a máquina patrol foi consertada e em breve ser feita a estrada do Salitro, colocou-se a disposição. Respondeu ao vereador Sidnei que é coordenador da Defesa Civil, e durante as chuvas monitora e fica em alerta para fornecer os dados a RD-15 Região de Itapeva e que foi designado uma equipe de Bombeiros, para atender a travessia de bote do Rio Tijuco. Agradeceu o atendimento do Capitão Reno. O vereador Ari perguntou sobre a autorização para construção de novas casas na área de risco do Bairro Vila Ito, foi respondido que é necessário verificar a veracidade da informação, reforçou sobre a importância da liminar do Juiz em autorização de medições para ficar documentado.

Vereador Sávio, perguntou sobre os cavalos que ficam em terrenos da prefeitura, foi respondido que serão tirados; vereador Cesar sobre a lixeira inapropriada ao lado da Praça do Idoso, esclareceu que foram adquiridos conteiners fechados e em breve serão instalados, para a coleta coletiva. O vereador Márcio constou que o embargo da parte superior do Bairro Vila Ito, no seu entender surgiu pelo Ministério Público, sugeriu ver o processo inteiro, solicitou pedir vistas ao processo para entender melhor, e notou querer jogar a culpa no ex-prefeito Gidioni.

No uso da tribuna o vereador Vicente Amâncio Ribeiro, comentou que a municipalidade usa uma sala da escola do Bairro Saltinho e precisa de reparos, há rachaduras em muro e grande possibilidade de ter queda, mencionou a falta de produtos de limpeza para banheiro. Falou sobre a ponte do morador Agenor, o Bueiro do morador Aristeu a estrada do morador José Cadeado. Deixou seus agradecimentos ao Secretário de Saúde – Alan Fogaça, ao Prefeito  Jonas, pelo atendimento a solicitação de sacolinhas na entrega de medicamentos.

O vereador Ari Godoy dos Santos, solicitou a pedido de dona Conceição que fosse retirado terras de seu terreno e se propôs há pagar o dia pelo serviço. Também o transporte de Saltinho para Ribeira, as caixas de luz, que foram prometidas e a solicitação do Bairro Coelhos sobre passarela. Na tribuna o vereador Márcio Rodrigues, solicitou bancos e mesas próximo a igreja, do Bairro Catas Altas, informações da prefeitura sobre o impostos arrecadado da obra na SP-250 no trecho de Ribeira-Apiaí. Informando que esteve em São Paulo, junto com Vice-Prefeito Mário Aparecido, vereador Sávio Dias Batista, o vereador Adauto Pedroso de Moura Pina, disse que levaram ofícios a deputada Rita Passos, sobre: patrulha agrícola para a Casa da Agricultura, veículos para o Cras e Conselho Tutelar, e kit como bebedouro, computador, também a recuperação e obra da SP-250 Ribeira-Apiaí, explicações da ponte da entrada para o Bairro Saltinho, Areado e outros. Fez indicação verbal sobre limpeza do campo do Bairro Almeidas. Cobrou mais uma vez manutenção da estrada do Bairro Salitro.

Finalizando a sessão o presidente constou agradecimentos: primeiramente a Deus e a equipe da saúde de Ribeira, na sexta-feira passada, sua neta teve um inicio de convulsão e foi bem atendida pela Doutora Heloisa Pereira, André, Técnico de Enfermagem Leney, Enfermeira Alice, e Motorista Ze Orestes. Cumprimentou os aniversariantes: sua espoa Keli Cristina, no dia seis de julho, a filha Juliana Tamires no dia nove, vereador Vicente Amancio no dia quatorze de julho. Convocou a todos para a próxima sessão no dia treze de julho do corrente ano.
Compareceram os vereadores: Adauto Pedroso de Moura Pina, Ari Godoy dos Santos, Benildo do Nascimento, Cesar Rodrigues de Assis, Márcio Rodrigues de Lima, Nicolas Otavio da Silva, Sávio Dias Batista, Sidnei da Guia Pereira dos Santos, e Vicente Amâncio Ribeiro.