Reunião discute logística do próximo censo do IBGE em Ribeira

Aconteceu na sede da Câmara Municipal de Ribeira, no último dia 25 de setembro, a primeira reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo Demográfico 2020 do IBGE. No encontro, foram discutidos temas relacionados à operacionalização do censo como planejamento, montagem de posto de coleta, equipe que irá trabalhar especificamente na cidade, atualizações de bases territoriais, limites entre vários municípios e divulgação para disseminação da informação para maior qualidade no trabalho censitário.

A reunião contou com os técnicos do IBGE liderados pela Cristine Melo e com bastante interação do prefeito Jonas Dias Batista, vice Mário Aparecido, vereadores Benildo, Márcio e Adauto, contou também com os secretários Eduardinho e João Alaelson, e os funcionários públicos João Ricardo e Paulina Gomes e o Sargento Jorge da Polícia Militar.

Durante a reunião foi discutida a parceria entre os entrevistadores do IBGE e as escolas públicas, visando melhorar a captação correta das informações, tendo também informado a inclusão do autismo no Censo 2020.

As reuniões permitem o acompanhamento da operação pela comunidade, dando transparência e agregando esforços para facilitar todo o processo, em aspectos como fornecimento de subsídios para atualização do mapeamento local e auxílio na divulgação do processo seletivo para contratação de mão-de-obra. O censo será realizado no próximo ano, entre os meses de agosto e outubro, e esses encontros continuarão acontecendo à medida que a data for se aproximando, buscando melhorar a qualidade do trabalho e fortalecer a parceria entre os poderes públicos e a sociedade civil.

Como trabalhar na coleta

Para as pessoas que estiverem interessadas em trabalhar na coleta do censo, o edital do concurso será aberto em janeiro de 2020 e estará disponível no site do IBGE. O requisito necessário para o trabalho de visitas e coleta de dados é o ensino fundamental completo. Já para a área administrativa, é necessário ensino médio completo. Para participar da seleção, é proibido ter ligação com esferas públicas.

O censo

O Censo Demográfico tem como objetivo contabilizar a quantidade de habitantes, identificar suas características e revelar como vivem, produzindo assim informações para a definição de políticas públicas e a tomada de decisões de investimentos da iniciativa privada ou de qualquer nível de governo.