Secretaria da educação comparece na Câmara de Ribeira

Ocorreu no dia 10 a ultima sessão da Câmara de Ribeira, onde os vereadores estiveram utilizando a tribuna e fazendo suas observações, também compareceu a secretaria da educação, professora Ana que expôs o andamento da secretaria.

Acompanhe as falas da tribuna:

-Vereador Vicente Amancio Ribeiro, perguntou sobre transporte para o Bairro Saltinho, e  solicitou o retorno do transporte de pacientes, solicitou divulgação do cronograma para a coleta de lixo, falou sobre a Ponte do  morador Aristeu,  reforçou o pedido sobre a estrada da Dona Amanda,

-Vereador Adauto Pedroso de Moura Pina, fez indicação verbal solicitando a estrada do morador Valdir do Bairro Ilha Rasa.

Vereador Ari Godoy dos santos solicitou reparos na estrada do morador Modesto e apresentou reclamações sobre o caminhao de lixo ficar estacionado na entrada do Bairro Areado, solicitou informações sobre a reforma da escola do Bairro Antunes, manilhas no Bairro Almeidas e que o material esta no local há meses, informações sobre o Kit esportivo.

– Vereador Márcio Rodrigues de Lima, iniciou cobrando sobre reunião com o prefeito e demais vereadores, solicitação feita anteriormente Falou sobre um veiculo Corsa que esta na entrada da Prefeitura, reforçou seu pedido para o leilão dos equipamentos que não são utilizados. Falou sobre a escola do Bairro Antunes,  que depois de seu elogio parou o andamento, e que antes não tivesse feito. Comunicou a todos os vereadores e pede apoio ao Projeto de Resolução para uma Emenda Aditiva que apresentara sobre o Regimento Interno da Câmara Municipal de Ribeira, no capitulo das atas que dirá o seguinte: “Fica obrigado a Mesa Diretora após a aprovação de todas as atas, e enviar no primeiro dia útil para o prefeito, protocolo será feito na Prefeitura”. E também nesta oportunidade enviar para a Rádio para conhecimento de todos.

Respondendo aos questionamentos sobre a entrega dos kits esportivos, o presidente vereador Benildon Nascimento, disse que o prefeito não retirou nenhum kit da secretaria de esportes, neste ou no outro mandato,  sobre o deposito de lixo,  a CETESB esteve no município e afirmou ter possibilidade de regularização do Aterro Sanitário em Caviúnas. Sobre a condução de transportes do Bairro Saltinho a previsão é que voltará no mês de maio. Sobre as novas adequações do Regimento Interno já esta previsto para ser refeita, se reunirá Jurídico e Comissões para a criação, pediu a participação dos vereadores.

Em seguida a Secretária da Educação profa. Ana Carvalho ocupou a tribuna, agradeceu o convite do presidente,  a presença das professoras Sueli e Vanessa. Falou sobre a importância do apoio de todos os vereadores com projetos de leis que serão criados sobre a educação. Explicou que as mudanças foram, denominações das escolas,  quatro com novos nomes, colocou-se a disposição  responder as perguntas. O vereador Márcio perguntou  por que antes da municipalização o aluno chegava na escola e fazia uma refeição, e após é feito apenas um lanche, a refeição é realizada três horas da tarde. Respondeu que vem tendo dificuldades com essa questão, no que se trata de verba para as merendas, e também há dificuldades para aquisição do kit escolar, mas que já estão verificando o que é necessário para resolver, explicou sobre a mudança do horário da refeição, mas que ainda esta em teste, e que devido às sobras dos alimentos, foi mudado, os alunos estão gostando, e são de acordo com as recomendações dos nutricionistas, e que provavelmente permanecera assim.

Profa. Ana falando para os vereadores

Em seguida o vereador Vicente Amancio Ribeiro perguntou sobre a reforma da Escola, e se existe orçamento. A profa. Ana explicou que a partir do dia dezenove de abril, de acordo com a publicação do Diário Oficial, passou a ser responsabilidade do município, e que os locais que são compartilhados necessitam de autorização aos demais.

Fez agradecimentos ao Secretário da Saúde, Alan pela  doação de cadeira de roda a uma aluna que não estava frequentando a Escola, devido a falta de mobilidade, também falou sobre acessibilidade que será feito a reforma na Escola do Distrito de Saltinho. O vereador Adauto Pedroso de Moura Pina, perguntou se existe a possibilidade de algum projeto para a Escola do Bairro Areado, respondeu que não existe no sistema cadastro dessa escola, o vereador Sidnei da Guia Pereira dos Santos, parabenizou pelo que vem sendo realizado na Secretaria de Educação, perguntou se  alunos de Adrianópolis que estudando em Ribeira.

O vereador Ari Godoy dos Santos perguntou se haverá concurso público foi informado que foi feito um teste seletivo, selecionará através de títulos, da prática pedagógica, enquanto não sai o Concurso Público,  que é exigência do Tribunal de Contas, mas que no momento atrapalharia os alunos, e que sugeriu para que inicie o tramite esse ano para dar inicio ano que vem as aulas com os novos professores. E que os vereadores participaram da criação dos cargos e salários a serem criados. O vereador Márcio solicitou quando houver a criação de cargos e salários, que mandem dentro do prazo para que o plenário possa ter tempo de encaminhar as Comissões, perguntou  sobre  a compra de impressoras copiadoras foi informado que  está disponível na Escola Julia em Catas Altas.

Retomando a palavra o  presidente agradeceu a presença da professora Ana e seus esclarecimentos, agradeceu as professoras presentes. Explicou sobre a importância da apresentação dos secretários municipais, comentou sobre a importância de  tocar o Hino de Ribeira no inicio das apresentações, e que já vem sendo realizado expressou seu contentamento.

Cumprimentou os aniversariantes: Vereador Márcio Rodrigues de Lima no dia doze de maio, a filha do vereador Sidnei Talita Fernanda dos Santos no dia vinte e cinco de maio, filho do presidente Benildo, Guilherme Benildo do Nascimento no dia vinte e nove de maio, e Ana Carolina filha do vereador Ari no dia quatro de maio.

Convocou   os vereadores para a próxima sessão ordinária prevista para o dia trinta de maio do corrente ano, estiveram presentes os vereadores Adauto Pedroso de Moura Pina, Ari Godoy dos Santos, Benildo do Nascimento, Cesar Rodrigues de Assis, Márcio Rodrigues de Lima, Nicolas Otavio da Silva, Sávio Dias Batista, Sidnei da Guia Pereira dos Santos, e Vicente Amâncio Ribeiro, detalhes da ata na pagina: www.camaraderibeira.com.br